terça-feira, 31 de janeiro de 2006

Achada

quem achou estas terras e lhes botou o nome de Achada, ou afim, não estava pensando no facto de as ter achado. penso até que o nome mais certo é A Chada.
é possível que este topónimo e os seus derivados provenham do latim planata ou planeta, indicando um lugar plano, achatado, sobre um terreno habitualmente elevado e rodeado de declives abruptos. aparece em ilhas vulcânicas, como na Madeira (Md.) e em Cabo Verde (Cv.).
já agora, "planeta" é um pequeno disco "plano", uma espécie de espelho, que reflecte a luz do Astro Rei. embora seja um disparatezinho astronómico nos tempos de hoje, o nome ficou para a posteridade, reunindo os agora oito principais companheiros do Sol. mas por cá, pelo planeta terra, a palavra latina designa lugares planos, em geral de pequena superfície, como aqueles que se seguem

alguns exemplos:

Achada (Pt. - Ct. e Md.)
Achada da Arruda (Md.)
Achada da Madeira (Md.)
Achada da Morena (Md.)
Achada de Santo Antão (Md.)
Achada de Santo António (Cv.)
Achada de Simão Alves (Md.)
Achada do Barro (Md.)
Achada do Castanheiro (Md.)
Achada do Castro (Md.)
Achada do Cedro Gordo (Md.)
Achada do Folhadal (Md.)
Achada do Gramacho (Md.)
Achada do Loural (Md.)
Achada do Marques (Md.)
Achada do Pau Bastião (Md.)
Achada do Pereira (Md.)
Achada do Pico (Md.)
Achada do Pinheiro (Md.)
Achada do Til (Md.)
Achada Furna (Cv.)
Achada Grande (Md.)
Achadas da Cruz (Md.)
Achadinha
Cheda (Pt., Gz. e Br.)
Chedas (Pt. e Gz.)
Chedeiros
Corte da Cheda
Eira da Achada (Md.)
Lama de Cheda
Monte da Chada
Quinta das Chedas


4 comentários:

José Varzeano disse...

No concelho de Alcoutim os terrenos planos situados nas cumeadas são designados por achadas ou chadas que se ajusta completamente à explicação feita.

Fernando disse...

Caríssimo:
Se efetivamente pretende perceber a nossa toponímia vai ter que perceber qual a origem não latina da língua que deu origem ao português (a língua que povo falava). Em relação ao topónimo "chada" veja um filminho que tenho disponível em https://www.youtube.com/watch?v=tCHuOGIkRvw&feature=c4-overview&playnext=1&list=TLY2DhyZhyOnY

josé cunha-oliveira disse...

caríssimo, estou a ver de onde lhe vem a escola. com que então fenício...
acha mesmo que a língua do povo antes dos romanos era uma língua oriental, dos confins do Mediterrâneo? bom, já sei que acha, nem vale a pena discutir. outro antes de si acha o mesmo. não quer é dizer que ache bem.
efetivamente, eu pretendo perceber qual a origem não latina das línguas que deram origem ao português, melhor, ao galego-português (as línguas e dialetos que o povo falava). e você?

josé cunha-oliveira disse...

além disso, caríssimo, deveria saber que de "xada" não pode derivar "chada", quando muito "jada". o som "x" (sh) não é confundível com o som "ch" (tch).
tenho muita pena mas de xato não pode derivar chato.