sábado, 25 de outubro de 2008

chainça

este topónimo aparece na Galiza e em Portugal. faz parte do grande grupo de topónimos simples ou compostos que indicam terreno plano, planície ou chã, tais como "Chã", "Chaira", "Chairo", "Chão", "Chãs", "Cheira", "Cheirinha", "Chelas", "Chelinho", "Chelo", "Chenlo".
"Chainça", graf. altern, "Chainza" (Gz.). conheço uma em Abrantes (Pt.), uma em Leiria (Pt.), uma em Penela (Pt.), uma em Rio Maior (Pt.) e outra em Noia (Gz.). tem a mesma etimologia de "planície", do lat planitia.

4 comentários:

O disse...

e terá que ver a Sainça com Chainça?

josé cunha-oliveira disse...

penso que Sainça não tem que ver com Chainça. tanto quanto sei, Sainça é de origem euskera, embora desconheça de momento o seu significado

Anônimo disse...

Chãs, na freguesia de Regueira de Pontes, concelho de Leiria, está instalada no topo de uma colina. Qual poderá ser a explicação?

josé cunha-oliveira disse...

a observação é pertinente. um dos critérios que preside à atribuição do nome de uma terra é o que poderei chamar o "princípio do contraste". num terreno basicamente acidentado, o que faz a diferença é uma pequena área plana ou aproximadamente plana, às vezes com dimensão apenas para albergar um pequeno lugar. é o caso de muitas Chãs, de Chão do Bispo, de Cheira, Chelinho, de Chelo,... os exemplos poderão multiplicar-se.