domingo, 24 de maio de 2009

lorvão (Pt.)


"Lorvão", pequena vila do concelho de Penacova, é um dos topónimos mais antigos da região de Coimbra. a sua origem linguística e, consequentemente, o seu significado, permanecem uma arreliadora incógnita.
tem registadas as formas anteriores Lurbine e Laurbanum.
os primeiros documentos escritos que se referem a Lorvão (Lurbine) remontam aos finais do séc. VI, sendo o seu conteúdo e motivação de natureza religiosa.
de facto, é quase impossível pensar em Lorvão sem vir à mente o seu mosteiro. daí que as tentativas de interpretação do topónimo tenham sido feitas a partir de uma paróquia sueva e, depois, a partir do mosteiro. assim, em busca de um pressuposto fundador, encontrou-se em Lurbino ou Laurbanum um hipotético antropónimo de origem latina, derivado de "louro" ou "loureiro". é uma teoria muito incómoda porque tamém muito arrevesada.
comecemos pelo princípio: o que existia primeiro: o local, a paróquia ou o mosteiro? como a resposta é óbvia, vejamos o local: é um sítio fundo, tranquilo, bem servido de águas e recolhido, propício à busca de meditação e retiro.
primeiro o lugar, depois a sua função.
sendo topónimo muito antigo, é pouco provável que a sua origem seja latina ou mesmo celta.
mais para trás teremos que recorrer à língua basca. e por este caminho chegamos a "lur" (terra) e "be" (em baixo): "terra baixa", "lugar fundeiro". com paralelos em "Lorbé" (Corunha, Galiza) e Lurbe (Béarn, País Basco Francês). o que, sem dúvida, convém mais a "Lorvão" do que todas as teorias conhecidas.

topónimos relacionados:

Figueira de Lorvão
Sazes de Lorvão

em Lorvão, no lugar onde outrora foi mosteiro, houve um hospital psiquiátrico, recentemente desqualificado e transformado em asilo de mentes e dementes, que, finalmente, encerrou de vez.

4 comentários:

Pedro Ferreira disse...

Caro Senhor, dou-lhe desde já os parabens por este magnifico e útil blog.
Gostaria de saber o que tenho de fazer para ficar a conhecer o significado de alguns nomes de aldeias da minha região.
Peço desculpa por contactá-lo desta forma (através de um comentário) mas como não vi o seu mail...
Caso queira contactar-me, aqui ficam os meus dados:

Pedro Ferreira

ferreirapelicanos@hotmail.com

gandaranatural.blogspot.com

josé cunha-oliveira disse...

caro amigo,
sobre o meu e-mail, ver "Perfil Completo", "Contactos", "e-mail".
obrigado pela sua apreciação.

Carlos disse...

Acredito na sua explicação. Lorbé (concelho de Sada, Galiza) é um porto mejilhoeiro situado após uma forte descida em pendente até o mar, em uma península de acantilados.

josé cunha-oliveira disse...

obrigado, Carlos.